Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Seriam as trombetas anunciando o apocalipse? Giovana Marques Fontes

Quem me conhece um mínimo sabe que não sou dada a frases de efeito, muito menos a clichês. Contudo: Lula recebendo o título de Doutor Honoris Causa em duas universidades no mesmo ano e Tiririca no Conselho de Educação da Câmara me fazem crer que os Maias talvez estivessem certos e o fim esteja próximo, por mais lugar comum que a constatação possa ser!


Vamos aos fatos: no dia 28/01 deste ano Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Viçosa-MG. Não bastasse isso, a renomadíssima Universidade de Coimbra, em Portugal ( uma das melhores escolas de Direito do mundo durante dezenas de anos) também concedeu ao ex-presidente o mesmo título no dia 30/03. De acordo com a Universidade de Brasília "Doutor Honoris Causa é o titulo atribuído à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos." Esse definitivamente não parece ser o caso de nosso ex-presidente: Artes? Letras? Filosofia?... Entendimento entre os povos? Talvez, mesmo assim creio que a comunidade internacional “viu” mais ações do que as que realmente ocorreram e agiu em interesse próprio motivada por fins políticos. É bem verdade que desde a criação de tal título, em meados do séc XV— ao que se sabe— vários chefes de Estado já o receberam devido a interesses escusos: é caso de Jaime I da Inglaterra.

Ainda assim acho tudo isso uma afronta à dedicação de pesquisadores que ficam anos nos bancos acadêmicos para merecerem um real título de doutoramento. Pode até ser que eu esteja sendo purista ou preconceituosa ou ambos. E é possível que esteja mesmo, mas a questão é que passei os últimos 20 anos de minha vida tentando fazer crer a meus alunos que o estudo formal os distingue no mundo. Procurei e procuro mostrar-lhes que o saber não advém apenas dos bancos escolares , porém a passagem por eles é necessária para que o conhecimento se fixe e se aprofunde. Infelizmente, títulos como esse põem a perder anos de exemplo e discurso porque corroboram a ideia de que não importa o esforço na obtenção do conhecimento, mas sim o destaque social que um indivíduo alcança, pois isso é que lhe garantirá honrarias às quais nem sempre fez por merecer, enquanto os demais trabalham anonimamente para o real progresso dos saberes humanos.

Quanto à Tiririca na Comissão de Educação, creio não passar de mais uma troça dos políticos conosco, contribuintes e eleitores. Uma piada de extremo mau gosto como se eles nos dissessem implicitamente: “ reclamem com quem votou em um palhaço semi-alfabetizado para ocupar uma cadeira na Câmara.” Enquanto isso, a educação pública continua numa situação lamentável, o IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) atinge a impressionante marca de 4,6 na média, com uma previsão otimista de chegarmos à média 6,0 em 2022(!?). Nos testes internacionais é melhor nem pensar, pois nossas colocações têm sido invariavelmente inexpressivas.

Enfim, ou definitivamente deixamos os discursos hipócritas e eleitoreiros de lado e assumimos uma postura firme para recuperar a educação do país ou seremos eternamente conhecidos como a nação que melhorou sua economia, mas que não merece o devido respeito intelectual porque legitima uma educação representada por palhaços políticos e doutores de coisa nenhuma. É ou não um prenúncio de apocalipse , ao menos intelectual?

8 comentários:

  1. O titulo desse tópico poderia muito bem ser o mesmo do logo abaixo – “A desgraça definitivamente não tem limites”. Aceitar o populismo do Lula até vai, mas ele com o chapéu da sabedoria e o anel de Doutor já é abuso! Sem contar ele ouvindo alguma coisa em latim naquele momento de tanta sabedoria kkkk
    Só sei que eu não deixaria ele pisar na minha beca, como manda a cerimônia :X
    E hj, com essa noticia, vi num portal um artigo publicado logo depois do escândalo da Geisy (quando ainda achavam ela uma pobre vitima) dizendo que a universidade que fez aquilo com ela deveria dar um título de doutor honoris civilis pro Lula, ok, td bem, mas Coimbra...
    Era o prenuncio do Apocalipse mesmo :S

    ResponderExcluir
  2. O mais interessante disso tudo é você se indignar com todas essas cretinices e ainda ter que ouvir um "ah, deixa isso pra lá, minha filha, senão você vai ficar louca por nada". Gostaria muito de acreditar que talvez seja isso mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Realmente Gio...
    Faço de suas palavras as minhas...

    Beijooss

    Isa

    ResponderExcluir
  4. Oi professora! Adorei seu blog, muito legal mesmo :) Eu tenho um Tumblr, são mais imagens do que eu gosto do que textos mas tem alguns... Se você quiser, tiver curiosidade e tempo, ficaria muito feliz em saber que você passou por lá! Bom, vou deixar o link de um texto que eu fiz quanto estava no primeiro ano do ensino médio, que eu gosto bastante mas já aviso que é puro drama ahahah http://francinegalbier.tumblr.com/post/291197219/ate-setembro Espero que goste! Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Oi professora! Adorei seu blog, li quase inteiro agora ahah Eu tenho um Tumblr, na verdade são mais imagens do que eu gosto do que textos mas tem alguns perdidos por lá! Vou deixar o link de um que fiz quando estava no primeiro ano do ensino médio mas já aviso que é um drama só! Aahah http://francinegalbier.tumblr.com/post/291197219/ate-setembro Se tiver curiosidade e tempo espero que goste! Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Oi Prof.essora. primeira vez que entro no blog, e adooorei!!
    Hoje quando comentou que escreveu um texto sobre o titulo recebido pelo ex presidente, lembrei de um texto publicado na Carta, e a colunista da revista mostra a carta enviada pelo ex deputado Jose Carlos Aleluia ao reitor da Universidade de Coimbra, demonstrando toda a sua indignaçao. Não poderia ser diferente, ne?!
    Mas o que mais me chamou a atençao no site da Carta Capital, foram os comentarios "pós-post" da massa, criticando o ex deputado. Agora o jeitinho brasileiro esta dando jeito ate nisso.. não precisamos mais estudar, obter conhecimentos, que ser do povo nos leva a um título de doutor honoris causa.
    ate quinta.. bjos Ana

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Giovana
    Meu nome é Jean sou seu aluno do alfa Cascavel.
    Por favor, me passe seu email, preciso de sua ajuda referente a redaçoes da UEM, muito obrigado.

    ResponderExcluir