Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

domingo, 7 de agosto de 2011

A arte de não dizer

Há semanas tento escrever um post que não sai. Palavra presa na garganta, recôndita em algum canto escuro do nada.Tenho pensado muito sobre o não dizer, sobre o calar proposital, vácuo de palavra que permite aos pensamentos se ordenarem. O problema é que o vazio verbal insiste em me perseguir: será que já gastei todas palavras a serem escritas? Será que o léxico que me sobrou é apenas uma junção non sense do nada? Nesse caso eu poderia pegar um jornal e uma tesoura e fazer um poema dadaísta, porém isso é gasto, vanguarda datada presa ao seu tempo. Bem, se não sou Verlaine, Mallarmé, Rosa, Lispector, Pessoa ou Espanca, se minhas palavras inúteis estão surradas - jeans velho esperando o dia da pescaria no fundo do armário - só me resta o consolo nas palavras de Emily Dickinson: "Uma palavra morre/quando é dita/dir-se-ia/ mas eu digo:/ ela apenas vive nesse dia." Tomara que ela tenha razão.

3 comentários:

  1. Esse lance é bem complicado mesmo. Tem vezes que estou com a idéia mas sem tempo de parar pra escrever e outras que estou com o tempo mas sem as palavras. Mas não deixa de escrever não. Seus posts fazem falta. :) []s

    ResponderExcluir
  2. Essa semana eu li uma frase que achei bem legal.
    "Existem palavras que aguardam o tempo exato pra falar " Mais é complicado ter uma tempestade de pensamentos sentar na frente do PC e não conseguir desenvolver nada,(identificação rsrs)...Bjos T+

    ResponderExcluir
  3. Talvez você escreva por inspiração, li na introdução do seu blog sobre sentir, eu realmente acredito nisso. Como só consigo escrever se sentir, torna-se difícil sentar e escrever mesmo tendo conhecimento e, não no meu mas no seu caso, domínio sobre a escrita. Ainda assim é preciso sentir-se inspirado por algo. Gosto dos seus textos e acho difícil acreditar que esse seu último texto seja verdade, vou junto com você para o final. Foi só esse dia.

    ResponderExcluir