Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

John Lennon se foi há 30 anos!

Hoje faz 30 anos que Lennon foi estupidamente assassinado pelo fanático Mark Chapmann. Recebu o fã na porta de seu apartamento em NY quando saia do estudio e levou um tiro, tudo porque Chapmann acreditava que Lennon traira os deias que el emso pregava tudo bobagem. Após os Beatles, Lennon destinou sua carreira a falar em favor da paz, a pregar a igualdade, a disseminar ideais humanitários, asm infelizmente o mundo não está preparado para isso. Ele próprio tinha uma frase que dizia: " Um rei sempre acaba sendo morto por seus cortesãos." Logo após a morte de Lennon, Beto Guedes fez uma canção lindíssima para ele Canção do Novo Mundo e uma parte da letra diz o seguinte:
"Quem souber dizer a exata explicação


Me diz como pode acontecer

Um simples canalha mata um rei

Em menos de um segundo

Oh! Minha estrela amiga

Porque você não fez a bala parar

Oh! Nem o tempo amigo

Nem a força bruta

Pode um sonho apagar."

Ou seja, remete-nos ao fato de que a arte não morre mesmo que algum estúpido destrua o artista. Fica a dica: procurem a canção do Beto Guedes e conheçam melhor a obra do Lennon, vale muito a pena.

Um comentário:

  1. Uma outra canção que merece ser lembrada, cujo "cantautor" já me foi recomendado por você, Giovana, é "Eu Queria Ser John Lennon", do mestre Odair José. Já perdemos grandes ícones da Música, mas temos de cuidar dos que ainda estão vivos, como o Odair. Longa vida aos mestres Paul McCartney e Odair! Isso sem contar o Wando... Mas espero que você dedique um post a esse também. Beijos de sua aluna querida.

    ResponderExcluir