Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Parodiando Gonçalves Dias- Giovana Fontes

Quando houve o escândalo com Fernando Collor, Jô Soares escreveu uma paródia da Canção do Exílio, satirizando a situação na época. Hoje, meu ócio criativo me fez lembrar disso aí resolvi brincar de parodiar também ( mas devo confessar que metrificar deu trabalho), considerando nosso estado atual na política. Aí vai meu exercício, espero que se divirtam:


Minha terra tem Cachoeiras


Monte Carlo em Goiás

Não permita Deus que eu morra

Sem ser pego o satanás

Minha terra tem Demóstenes

E o Congresso só da nó

Não permita Deus que eu morra

Sem que lote o xilindró

Minha terra tem acordos

Mensalão, maracutaia

Não permita Deus que eu morra

Antes que a casa caia

Minha terra tem um povo

Desligado, complacente

Não permita Deus que eu morra

Antes que mude essa gente

2 comentários:

  1. Gostoso de ler, o trabalho valeu muito a pena. E o fim tem um tom irônico-cômico, muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, Giovana. :^)

    "Não permita Deus que eu morra
    Antes que mude essa gente"

    ResponderExcluir