Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Qual a extensão da ignorância e do preconceito

Desde que o STF aprovou a união civil entre pessoas do mesmo sexo tenho ouvido toda a sorte de barbaridades sobre a aprovação da lei . Compreendo que muitas pessoas sejam contra a lei por motivos religiosos, mas não aceito que tais motivos sejam excusa para atos intolerantes, homofóbicos e preconceituosos, afinal os gays querem apensa garantir direitos que já são concedidos aos heteros. Primeiramente, aos donso da verdade e da religião ( que pensam que só eles serão salvos) é preciso lembrar que Jesus Cristo tomou como seu principal mandamento "amai-vos uns aos outros como eu vos amei", então, para os que se dizem tão cristãos seria razoável pensar que discriminar o outro por sua orientação sexual não é algo Cristão. Mas a bíblia condena o homossexualismo, diriam os mais afoitos. É verdade, mas a mesma bíblia também condena usar o nome de Cristo em vão ou para tirar proveito próprio, coisa que temos visto frequentemente em igrejas de várias orientações. De mais a mais, os tais preconceituosos, se leem mesmo a bíblia deveriam saber que no Evangelho de São Lucas está escrito: "Não julgueis para não ser julgado; não condeneis para não ser condenado" e "Mais vale um pecador arrependido do que 99 justos que adentrem o reino dos céus" e mais, Jesus Cristo, diante do iminente apedrejamento de Maria Madalena proclamou: " aquele que dentre vós não tendes um pecado que atire a primeira pedra." Acho curioso como esses religiosos fervorosos se acham no direito de serem mais realistas que o rei, sim porque se Jesus, em pessoa, perdoaria qualquer ser humano, quem esses humanos pensam que são para condenar alguém? Ainda é bom lembrá-los de que soberba é pecado capital e nada mais soberbo do que se achar o próprio Deus ( o erro de Lúcifer foi esse!).
Em seu maravilhoso conto " A Igreja do Diabo", Machado de Assis nos conta que o Diabo resolveu montar uma igreja na terra, porém antes resolveu comunicar o fato a Deus, imaginando que Ele fosse ficar furioso. Deus, ao contrário, deu apoio ao Diabo. Este, por sua vez, achou que todos iriam para a Igreja dele, porque lá poderiam pecar e mentir à vontade: sua tese era a de que os fiés de Deus tinham mantos de seda com franjas de algodão e por elas( que simbolizam o pecado) ele os pegaria. No início, de fato, a igreja do Diabo lotou, mas com o passar do tempo as pessoas passaram a sair da igreja do diabo e fazer caridade escondidas. Indignado, ele foi falar com Deus para compreender o fato, ao que Deus retrucou: "Os meus fiés têm mantos de seda com franjas de algodão e os seus mantos de algodão com franjas de seda. É a eterna contradição humana." Ou seja, duvido que estes pastores, padres e religiosos fervorosos que apontam agora seus dedinhos para os gays e lésbicas não tenham eles próprios suas franjas de algodão. Fiquei pasmada ao ler no Yahoo hoje que Miriam Rios, ex atriz e  agora deputada, associou gays a pedofilia dizendo: "Imagine que eu contrato um motrista gay e ele resolve bolinar meu filho, eu não posso demiti-lo porque a lei não permite." Santa ignorânica, dona Miriam, se algum motorista bolinar seu filho ele vai sim ser preso por pedofilia, mas duvido que ele faça isso apenas por ser gay. Pela sua lógica um motorista heterossexual jamais teria coragem de bolinar uma filha sua. Meus Deus, só mesmo o senhor em sua infinita sabedoria e paciência para compreender tanta burrice e tanto preconceito. Espero que dona Miriam e seus comparsas tenham tempo de se arrepender antes do juízo final!

4 comentários:

  1. Putz, que vergonha eu sinto do nosso país tantas vezes... A pessoa que representa o povo não dispõe da mínima instrução necessária e enche o bolso de dinheiro enquanto profere tais barbaridades. É, só Jesus pra perdoar esse bando de gente que definitivamente não sabe o que faz...

    ResponderExcluir
  2. Como homossexual e aluno seu, aproveito esta sua postagem para te agradecer e te parabenizar por algumas semanas atrás você ter trazido a sala de aula uma discussão sobre homofobia, e principalmente por naquele momento você ter aberto exceção da objetividade e postura intermediária que você sempre cultiva em sala de aula, e ter compartilhado com todos sua visão pessoal sobre o assunto. Obrigado! ;)

    ResponderExcluir
  3. Giovana, agradecido pelo belíssimo texto!

    Gostaria de pedir para ler algo que escrevi após ler este que você escreveu, algo que era para ser um comentário, mas que devido a sua extensão não pode ser postado aqui.

    lindk : http://umarealidadeemtonsdecinza.blogspot.com/2011/08/apenas-mais-uma-critica.html

    Agradecido.

    ResponderExcluir