Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Exercício da alma

"Ele me deu um beijo na boca e me disse/a vida é oca como a touca de um bebê sem cabeça/ e eu ri a beça", já não rio mais. Em meio às ausências, os vazios. Solidão de gente muita entre os espaços. Saudade insistente daquilo que não vi e não sei se verei. Os calafrios e tremores da ansiedade ecoam pela casa vazia. O relógio na parede marca sempre a mesma hora: tempo infinito, não cíclico, disperso. Cheiro de fotos antigas nas paredes, o retrato da vó e do vô no alpendre. Apenas sombras, a cadeira de balanço tilintando com o vento. Passado, futuro, não-tempo? Hoje acordei sem alma. Se alguém a encontrar vagando por aí, devolva por email. Muitas vezes ela sai, menina mimada, quer autonomia, o problema é que, acostumada a ser carregada, nem sempre sabe para onde deve voltar. Aí, tenho de por anúncios nos jornais, cartazes nas ruas: procura-se por uma alma lavada e desbotada,  provavelmente encolhida num canto qualquer, ouvindo Pink Floyd. Em caso de resistência, ofereçam champagne que ela volta. Sempre que cansa de existir é assim, ela se sente lama, um anagrama de si, mas depois ela entende que está pregada a mim e que enquanto meu corpo estiver sendo, ela também terá de ser, mesmo que não que queira.

3 comentários:

  1. Como diria nossa amiga mineira Érika: Nó! ... Ainda tenho que comer muito feijão (e letras) para escrever assim. :) Estava com saudades dos posts.

    ResponderExcluir
  2. Estava com saudades tbm dos posts, mas valeu a pena esperar heeeim, hehe.. Mto lindo. Sempre vou levar vc como exemplo pra minha vida!Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Gioo do céu!
    Chorei lendoo...De verdade...
    Me identifiquei demais demais!
    Como sempre surpreendendo...
    Saudades..
    Beeijos

    Isa Peripolli

    ResponderExcluir