Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Cantiga para não morrer!

Quando  eu era adolescente, curti muito o Fagner e, antes que algum leitor diga, quem? Vou afirmar que até o início dos anos 90 ele gravou coisas primorosas: poemas de Florbela Espanca ( Fanatismo e Fumo), Fernado Pessoa (Qualquer música), letras lindas de Fausto Nilo, que o próprio Fagner musicou. É verdade que a carreira dele nos últimos anos anda meio apagada, mas ele é um músico que merece respeito e deve ser ouvido. Hoje me lembrei de algo no repertório de Fagner que amo:  o poema Cantiga para não morrer, de Ferreira Gullar. Eu queria ter colocado o video, mas o youtube estava de mau humor e não fez o upload. Deixo o link http://www.youtube.com/watch?v=y8qklMDTnco e a letra.


Quando Você for-se embora


Moça branca como a neve

Me leve, me leve


Se acaso você não possa

Me carregar pela mão

Menina branca de neve

Me leve no coração

Se no coração não possa por acaso me levar

Moça de sonho e de neve

Me leve no seu lembrar


E se aí também não possa

Por tanta coisa que leve

Já viva em seu pensamento

Moça branca como a neve

Me leve no esquecimento

3 comentários:

  1. Amo amo Fagner!
    Herança herdada da minha mãe :p
    Saudade Gio! beijos da Isa

    ResponderExcluir
  2. Meu pai também adora o trabalho dele e eu como sempre curiosa a respeito de música consegui ouvir muita coisa mesmo não sabendo que algumas letras eram poemas .
    Adorei este em especial! *-*

    ResponderExcluir
  3. o Fagner tem trabahos dignos de serem lembrados...no dia 06/01 ele esteve no programa SR. Brasil com Rolando Boldrin relembrando canções e poemas de Patativa do Assaré. Cantiga para não morrer é realmente lindo..otima escolha!

    ResponderExcluir