Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Happy Valentine´s day!

Eu acho Dia dos Namorados uma data bacana de se comemorar, mesmo após 15 anos de casamento, por isso aproveito para celebrá-lo tanto na data brasileira ( 12/06) quando na data em que é comumente comemorado, na maior parte do mundo: 14 de fevereiro. Mas por que essa data?
O imperador romano Cláudio II, no séc III,  havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Porém, o Bispo Valentim continuou celebrando casamentos , a prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe mandavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro, tornou-se oficialmente Dia dos Namorados em muitos países pelo mundo, sobretudo após a Idade Média. 
Para finalizar, um belíssimo poema de amor de Florbela Espanca:
Fanatismo

Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão de meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!


Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, vivo de rastros:
"Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!..."

3 comentários:

  1. Meu poema favorito da Florbela! *-*
    E a escolha foi bem feita pra comemorar a data.

    Eu só não sei o pq no BR se escolheu 12 de junho pra comemorar tal dia?!

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de saber pq que aqui comemoramos dia 12 de junho!!!!

    E esse poema da Florbela é maravilhoso..
    Ja tinha lido várias vezes, perfeito.
    Beijos

    ResponderExcluir