Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tudo é uma questão do se.- Fabiano Fontes

Quem nunca acordou ponderando os caminhos escolhidos como forma de aplacar a fúria da insatisfação humana. Escolher uma ou outra opção não define o sucesso, apenas aumenta a importância do Se nessas manhãs de reflexão.E se o italiano Baggio tivesse marcado aquele gol no Tafarel, e se Tolima perdesse o ônibus e o Corinthians ganhasse por W.O.( só assim mesmo!!), e se, e se, e se………Meu Deus! não significaria nada!

Pensando nisso lembrei de um poema do grande Cacaso (um dos maiores poetas da trangressão da década de 70) e coloquei para vocês refletirem comigo.

se porém fosse portanto
Se trezentos fosse trinta
o fracasso era um portento
se bobeira fosse finta
e o pecado sacramento
se cuíca fosse banjo
água fresca era absinto
se centauro fosse anjo
e atalho labirinto
Se pernil fosse presunto
armadilha era ornamento
se rochedo fosse vento
cabra vivo era defunto
se porém fosse portanto
vinho branco era tinto
se marreco fosse pinto
alegria era quebranto
se projeto fosse planta
simpatia era instrumento
se almoço fosse janta
e descuido fosse tento
se punhado fosse penca
se duzentos fosse vinte
se tulipa fosse avenca
e assistente fosse ouvinte
se pudim fosse polenta
se São Bento fosse santo
dona Benta fosse benta
e o capeta sacrossanto
se a dezena fosse um cento
se cutia fosse anta
se São Bento fosse bento
e dona Benta fosse santa

4 comentários:

  1. Fantástico o poema, não conhecia! E o "se" me lembrou uma canção de Buarque/Hime:

    E se à meia-noite o sol raiar
    E se o meu país for um jardim
    E se eu convidá-la pra dançar
    E se ela ficar assim assim
    E se eu lhe entregar meu coração
    E meu coração for um quindim
    E se o meu amor gostar então
    De mim

    ResponderExcluir
  2. O "SE" é unanimidade, não tem realmente como escapar de suas condições e incertezas! ;x
    sem falar no brasileiro né: Se eu ganhasse na mega sena... Se a enchente não tivesse levado...Se a presidenta nao fosse a...ahsuahsua
    ficamos por aqui!
    Muito bom o poema.
    E eu fico com o meu 'Se eu tivesse passado no vestibular...'
    kkk, até mais! :D

    ResponderExcluir
  3. Estava com saudades das suas publicações Fabiano!
    Li seu comentário e o poema escutando a sua voz... bateu uma saudade!!! =)

    O "SE" e seu poder: sonhar com as coisas mais incertas...

    ResponderExcluir
  4. o poema é genial!! Pensar no "E SE...", cria muitas ilusões desnecessárias, além de angústia e ansiedade, mas muitas vezes é inevitável se fazer este tipo de questionamento...

    ResponderExcluir