Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2 - Uma obra imperdível

Por favor, quem ainda não viu o Tropa de Elite 2, veja. O filme 1 era ótimo, mas o 2 me pareceu ainda melhor, caso raro no cinema no que diz respeito a continuações. Na verdade, como disse o Fabiano, o Tropa 1 era um filme de ação, o 2 é um filme de ideia. É claro que o primeiro fez muita gente pensar sobre o BOPE e suas ações, mas a adrenalina dos procedimentos do Capitão Nascimento e sua tropa era o que regia o filme. Na continuação os roteiristas foram ainda mais brilhantes ao retratar o universo sórdido por trás da segurança pública e de suas alianças com a política. Sinceramente, para mim é um  documetário disfarçado de ficção: o retrato da corrupção política, dos bastidres das negociatas com as milícias, da cretinice de políticos que tirem proveito de figuras com veradeiros ideais (  embora muitos não concordem com os métodos dele, o perosnagem age por convicção, ainda que seja violento) como Coronel Nascimento ( nesse filme ele está mais velho e é  coronel). Graças a Deus o público brasileiro está correspondendo a altura e lotando as salas de cinema. Só é uma pena que o filme não tenha sido lançado antes do primeiro turno das eleições, acho que se isso tivesse acontecido muita gente teria repensado seu voto em deputados e senadores. Quanto às atuações, dispensam comentários: Wagner Moura continua brilhante como sempre, Andre Mattos está impagável no papel do deputado, enfim o elenco todo é magnífico, não  há atuações distoantes, a produção toda é um primor.

4 comentários:

  1. Professora, aqui está meu blog como prometido...
    www.reflexoesederivas.blogspot.com/

    Já vou logo avisando que meus textos parecem um pouco parados no tempo... Não tão realistas, já que sou um romântico por natureza, pode-se assim dizer... :D
    Mas espero que você goste!
    Além disso, gostei muito do seu blog, e eu posso jurar que esse post não estava aí quando eu comecei a comentar no seu blog... ^^

    Já te sigo! :D

    ResponderExcluir
  2. Concordo, achei o filme fantástico e muito bom unir a questão política em um filme de apelo popular tão forte.
    Também gostei por ter tratado dos direitos humanos num contraponto às ações do Bope (tudo bem que o direitos-humanos em pessoa era um chato). Sem falar das velhas sequências tão empolgantes do primeiro filme.
    Tomara que desse sucesso todo fique também um pouco mais de consciência política para os brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Tô mega ansiosa pra assistir!! Todas as pessoas estão falando exatamente o mesmo que você!!
    Assim que botar meus pezinhos novamente em terra após 30 dias de mar vou correndo assistir.
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Parece-me que começamos a dar mais valor ao produto nacional. Realmente um filme impressionante assim como o primeiro. Concordo com o que o Professor Fabiano disse “ Tropa 2 é um filme de ideias”. Uma opinião, acredito que por ser um filme que nos desperta opiniões em relação a política do país foi retardada a sua estreia DE PROPÓSITO! Quanto à atuação, sou suspeita a falar porque adoro o trabalho do Wagner Moura (ADOROOOO!). Enfim, TROPA 2 é um filme que todos devem assistir com certeza!

    ResponderExcluir