Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

domingo, 7 de novembro de 2010

ENEM 2010 e Ministério da (des) Educação!

Acho que o início deste post merece uma exclamação da sabedoria popular: EU MORRO E NÃO VEJO TUDO! Minha mãe costumava dizer isso toda as vezes em que se encontrava diante de uma barbaridade. Haver erros na prova do ENEM 2010 já é mais do que inacreditável, afinal o INEP organiza uma prova por ano. Meu Deus! Agora o MEC postar ameacinhas mal redigidas no twitter...é o que se vê na frase a seguir, entre aspas, retirada do twitter oficial do órgão:"Alunos que já 'dançaram' no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los".
Há momentos em que não só me sinto impotente como muda! Quando o órgão oficial responsável pela Educação se comporta dessa forma, o que esperar dos estudantes? Quanto à temeridade do gabarito trocado, dispensa muitos comentários. Os alunos se preparam, dedicam seu tempo e depois são surpreendidos com erros grotescos. Como diria Boris Casoy: "É uma vergonha!"

3 comentários:

  1. Essa é mais uma demonstração da nossa realidade social ou seria sacanagem nacional?! ENEM 2010=Palhaçada!

    ResponderExcluir
  2. É deplorável Gioavana. Nao posso me conformar mais uma vez pela falta de responsabilidade dos encarregados pela prova, fico até sem palavras para explicar o que estou sentido. Penso, que junto de muitos estudades, a platéia dessa palhaçada mais uma vez somos nós, preocupados com a educaçao!! Eu morro e tbm nao vejo tudo nesse país!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É inaceitével que uma prova que serve de acesso a tantas instituições federais respeitadas, seja tão mal organizada como foi o ENEM nos últimos 2 anos. Isso só mostra o quanto ainda é ineficiente esse sistema de admissão à universidade, "criado para revolucionar o acesso à educação superior no país". Mas é claro, brasileiro não desiste nunca, e enquanto os responsáveis pela prova continuarem afirmando que não mais haverá erros, e que eles são naturais, nós continuaremos aceitando, afinal estudante não tem direito de manifestar sua opinião sobre algo mal organizado, e que os afeta diretamente, como bem demonstrou o MEC. Sem falar no desrespeito, por parte dessa instituição, aos alunos que realmente se preparam para essa prova. Errar é humano, insistir e aceitar o erro, desculpe a expressão, é "burrice". Se continuar assim ainda teremos que conviver com piadas do tipo, "NOVO VENEM: Vexame Nacional do Ensino Médio". Desculpe a demora para comentar.

    ResponderExcluir