Pensar nem sempre é estar doente dos olhos

O maravilhoso heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, diz em um dos poemas que amamos que " pensar é estar doente dos olhos", porque ele quer que seus leitores se ponham a sentir o mundo. Mas, como hoje poucas pessoas fazem qualquer uma das duas coisas ( pensar e sentir), permitimo-nos dizer que sentir é fundamental, mas pensar também. Exercite essas duas capacidades: leia mais, viaje mais, converse mais com gente interessante, gaste seu tempo discutindo ideias e não pessoas.

sábado, 6 de novembro de 2010

Xenofobia é deplorável!!!!

Ao ver a notícia sobre a jovem paulistana, Mayara Petruso, que queria matar todos os nordestinos afogados e conclamou outros a fazê-lo, fiquei chocada. Esse ano já discuti com meus alunos tanto o tema Intolerância ( quando falei da xenofobia, da homofobia, da intolerância religiosa) quanto outros como leis anti-imigrantes e a Copa e o racismo na África tentando alertá-los para o perigo de uma sociedade que caminha para o extremismo. Tenho muito medo dessa parcela de juventude neonazista, neofacista( mesmo que eles não saibam que estão agindo de acordo com essas ideologias) e radical, pois muitos jovens desses logo serão empresários, porfessores, políticos, medicos...O que podemos esperar de alguém que pensa assim? Que seja uma versão 2010 do personagem Justo Veríssimo, político criado por Chico Anísio que queria colocar os pobres na vala? Que seja um médico que se recusa atender pobres, negros, imigrantes, gays? Ou pior, que seja professor e saia por aí disseminando seu preconceito. Nossa Mayara não queria Dilma no poder porque ela é a continuidade do atual governo? Eu também não queria, mas isso não tem a ver com disseminar intolerância. Se não queremos a perpetuação do empreguismo e do populismo devemos votar melhor, ser mais conscientes de nossa função social, ajudar a educar os pobres para que entendam que ao se manterem eternamente dependentes de políticas assistencialistas estão sendo, na verdade, mantidos na conformidade com a "pobreza controlada". Trabalhar para que todos tenham educação de qualidade e aprendam a votar direito é uma boa forma de mudar a situação política que nso desagrada. Radicalismo, ódio e intolerância, ao contrário, jamais produziram resultados históricos satisfatórios, que o digam todos os conflitos por eles motivados e os países e populações por eles assolados. Faço minhas as palavras de Lennon ( assassinado por um maluco radical): " Deem uma chance à paz". Aliás, segue uma tradução livre da canção Criplled Inside ( aleijado internamente) de Lennon, só para refletir:

you can shine you're shoes você pode polir seus sapatos


and wear a suit e usar um terno

you can comb your hair você pode pentear o cabelo

and look quite cute e ficar bem bonitinho

you can hide your face você pode esconder sua cara

behind a smile atrás de um sorriso

one thing you can't hide uma coisa que você não pode esconder

is when you're crippled inside é quando você é aleijado internamente

you wear a mask você usa uma máscara

and paint your face e pinta o rosto

you can call yourself  pode se chamar

the human race de raça humana

you can wear a collar pode usar um colarinho

and a tie e uma gravata

but the one thing you mas a úncia coisa

can't hide is when you're que não pode esconder

crippled inside é quando é aleijado internamente

well now you know that your  bom agora você sabe que

cat has nine lives babe seu gato tem nove vidas

nine loves to itself nove amores

but you only got one mas você só tem um

and a dog life ain't no fun e uma vida de cachorro não tem graça

mamma take a look outside. mamãe olhe ao seu redor

you can go to church você pode ir à igreja

and sing a hymn e cantar um hino

judge me by the color julgar-me pela cor

of my skin da minha pele

you can live a lie until you die pode viver uma mentira até morrer

one thing you can't hide uma coisa que não pode esconder

is when you're crippled inside. é quando é aleijado internamente

4 comentários:

  1. Não dá pra acreditar que essa menina tenha falado isso com seriedade. Parece mais uma revoltada social pelo fato da Dilma ter ganhado. O mais triste é ouvir a candidata eleita dizendo que não há intolerância racial/religiosa no Brasil (imagina se houvesse)! Como você mesmo falou, uma educação de qualidade e um voto consciente fariam toda a diferença na política e sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Sempre arrebentando em tudo que escreve.
    Adorei o post Giovana!!! E a música fala por si só tudo...
    bjs querida!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que a canção diz tudo! Lennon era impecável nas letras de suas canções. “Aleijado internamente”,ou seja, educação conturbada. Esse é o resultado que colhemos desses frutos que plantamos. É frustrante!

    ResponderExcluir
  4. essa letra é perfeita, clara e direta!!!

    ResponderExcluir